sábado, 24 de outubro de 2009

Especial halloween.




Como o Halloween tá chegando,eu não podia deixar de falar desse evento, maligno e super divertido!
Aqui na minha cidade sempre rola uma dessas festinha de dia das bruxas,mas nem se compara de como é nos EUA,que por sinal é muuuuuuuito legal.
Mas enfim,vamos ao que interessa?



Um pouco sobre a história:


A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.,embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "gostosuras ou travessuras?",exportada pelos Estados Unidos,que popularizaram a comemoração.Mas originalmente,o halloween não tinha relação com bruxas.Era um evento do calendário celta da Irlanda,o evento Samhain,celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro,e marcava o fim do verão e o inicio do ano-novo.
Se analisarmos o modo de como o halloween é celebrado hoje,veremos que pouco tem haver com suas origens:só restou uma ilusão aos mortos,mas com um caráter completamente distinto do que tinha ao principio.

Doces ou travessuras? 

A brincadeira de doces ou travessuras não teve inicio na Irlanda,mas num costume europeu do século 9,chamado de souling (almejar).No dia 2 de novembro,dia de todos os Santos,os cristãos iam de vila em vila pedindo bolos de alma,que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.
Para cada bolo que ganhasse,a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto de doador.Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudava-na a ir para o céu.

Abóboras enfeitadas:

O costume de usar abóboras como enfeites de Dia das Bruxas provavelmente teve inicio no folclore irlandês.Diz a lenda que Jack,um conhecido brincalhão,enganou o diabo e fez com que ele subisse numa árvore,deixando o diabo preso no alto dela.O rapaz fez um trato com o diabo dizendo que,se ele nunca mais tentasse levá-lo embora,deixaria que ele descesse da árvore.
Após sua morte,Jack foi proibido de entrar no céu por causa de suas brincadeiras e recusado do inferno por ter enganado o diabo que,muito bondoso,deu-lhe um pedaço de carvão aceso para iluminar seu caminho pela escuridão.O carvão estava dentro de um nabo oco,para que sua chama durasse mais tempo,fazendo com que ele ficasse conhecido como Jack O'Lantern (Jack O Lanterna). Os irlandeses usavam nabos para fazer suas decorações,mas quando imigraram para os Estados Unidos descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes,e passaram a utilizá-las.

O que usar:
Existem vááárias opções de fantasia para se usar no dia das bruxas!Eu recomendo:

tenho certeza que você vai arrasar com qualquer um desses modelos.


Make:
Bom,o make tem que ser baaaastante assustador! Por isso encontrei alguns tutoriais pra você ficar bem macabra:












Só pra finalizar, o trailer do filme Halloween - O inicio.



bem macabro.

Um comentário:

  1. Ahh legal você falar sobre o Halloween que já tá chegando! Amei os vídeos!Apesar de em minha cidade ter festas de Halloween e talz, não se compara mesmoo ás do EUA..rs'

    Primeira vez aqui..lindo blog!*.*

    Bjs!

    ResponderExcluir

o que achou? me conta (: